quinta-feira, novembro 29

H.C. Andersen




Hans Christian Andersen, escritor dinamarquês do sec. XIX, é até hoje lembrado como um dos mais importantes escritores infanto-juvenis. Várias de suas histórias, como o Soldadinho de chumbo, a Pequena Sereia e A Pequena vendedora de fósforos, tornaram-se clássicos.

Conheceu Dickens, o qual parece não ter apreciado sua companhia, viveu amores platônicos, por mulheres e por homens, e morreu em consequência de uma queda da cama.

Andersen nasceu em uma família pobre, filho de um sapateiro e uma lavadeira. Alguns estudiosos argumentam que talvez fosse filho bastardo da realeza, mas não há muitas evidências dessa história. Quando criança encenava peças com marionetes feitas por seu pai, chegando a decorar alguns textos de Shakespeare.

Adulto, não teve sorte com as mulheres, viveu amores não correspondidos e recebeu recusas de casamento. Do outro lado do jogo a sorte também não lhe foi muito melhor, seus sentimentos por outros homens também não tiveram frutos. Escreveu certa vez para Edvard Collin, filho de seu patrocinador: "Eu definho por você como uma bela garota... Meus sentimentos por você são aqueles de uma mulher. A feminilidade de minha natureza e nossa amizade devem permanecer um mistério", mas a tentativa também foi malfadada.

Encontrou-se com Charles Dickens, de quem era um grande admirador, por duas vezes, em 1847 e em 1857. A segunda vez foi uma visita à casa do autor que estendeu-se e durou cinco semanas, para desgosto do anfitrião. Ainda que Andersen tenha apreciado a visita, nunca entendeu por que suas cartas pararam de ser respondidas.

Com 67 anos caiu da cama e sua saúde deteriorou-se, vindo a falecer três anos depois em 1875.

O dia internacional do livro infanto-juvenil acontece em 2 de Abril, dia de seu aniversário, e em 1956 foi criado o prêmio de literatura infantil que leva seu nome, considerado o 'Pequeno nobel de literatura'.




Nenhum comentário:

Postar um comentário