terça-feira, novembro 27

O sonho de um homem ridículo




Este conto de 1877 é um dos mais conhecidos de Dostoiévski, referido inúmeras vezes pela sua profundidade, marca conhecida do autor.

O personagem principal, encontrando-se em um estado de completa indiferença por tudo resolve acabar com sua vida. Caminhando durante o que seria sua ultima noite, depara-se com uma garotinha que lhe pede ajuda. Esta cena basta para que sua alma se perturbe e ele mergulhe em um sonho.

Os elementos fantásticos do conto são uma alegoria, o próprio personagem diz não saber se os acontecimentos foram reais ou não, e nem se importar com isso. O que Dostoiévski quer dizer não está implícito, nunca foi esse o tipo de literatura que fez, seu significado está no leitor sentir e identificar-se com a situação do personagem.

Escrito no auge do autor, precedendo em alguns anos a publicação de 'Irmãos Karamázov', o 'Sonho de um homem ridículo' é um exemplo da riqueza da literatura russa no final do sec. XIX, que conta com outros grandes nomes como Tolstoi e Tchekov.

Para quem interessar há uma belíssima animação de Alexandr Petrov do conto.

PDF Aqui.



 Animação por Aleksandr Petrov



Um comentário:

  1. Dostoiévski é um dos mais conhecidos escritores da literatura russa. Referido inúmeras vezes pela sua profundidade, marca conhecida do autor, é considerado um dos mais inovadores artistas de todos os tempos."O Sonho de um homem ridículo" é uma narrativa fantástica, e um exemplo da riqueza da literatura russa. Vale a pena ler.

    ResponderExcluir