segunda-feira, novembro 19

Sono-I





Esta série mostrará diversas atividades cotidianas retratadas na literatura. Como primeiro tema: o Sono.

Este trecho inaugura a monumental obra de Marcel Proust 'Em busca do tempo perdido', uma das séries de romances de maior importância do século XX, abrindo portas para um relato de vida completo, a terminar sete livros depois...



"Durante muito tempo, deitava-me cedo. Às vezes, mal apagada a vela, meus olhos se fechavam tão depressa que eu nem tinha tempo de pensar: 'Vou dormir'. E, meia hora depois, a idéia de que já era tempo de conciliar o sono me despertava: queria deixar o livro que julgava ainda ter nas mãos e assoprar a vela; dormindo, não havia deixado de refletir sobre o que acabara de ler, porém tais reflexões haviam tomado um aspecto um tanto singular; parecia-me que era de mim mesmo que o livro falava: uma igreja, um quarteto, a rivalidade de Francisco I e Carlos V. Essa crença sobrevivia por alguns segundos ao meu despertar; não ofendia a razão, mas pesava como escamas sobre os olhos, impedindo-os de perceber que a vela já não estava acesa."


No caminho de Swann - Marcel Proust - 1913



Nenhum comentário:

Postar um comentário